quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Apenas um consolo...




Muitas vezes nos vemos em situações que não sabemos como  iremos encontrar uma solução. Podemos nos sentir tristes, com raiva, incompreendidos, sozinhos, etc. etc. etc. Nesses momentos, em geral, ficamos frustrados, pois queremos soluções rápidas e fáceis. Mas é possível aprender a lidar melhor com tais situações. Irei listar alguns pensamentos que costumam ajudar:

1º: Devemos sempre lembrar que todos têm problemas, ou seja, não acontece só com a gente... Evite pensamentos do tipo: “Tinha que ser comigo”, “só acontece comigo”, ou “tudo dá errado na minha vida”... Isso só diminuiu a auto-estima, traz sentimentos de negatividade e, além de tudo, é uma inverdade...
2º: É preciso aprender a controlar a ansiedade e dar um tempo para que nosso aparelho psíquico se reorganize e busque alternativas para lidar com a situação em questão. Pressa nesses momentos só facilita as oportunidades para que façamos besteiras... Respire... Pense... Aguarde... Procure não agir de forma inconsequente... Isso diminui a possibilidade de arrependimentos ou sentimentos de culpa.
3º: Não estamos sozinhos. O ser humano costuma olhar apenas para o problema e tende a ignorar o que há em volta. Amplie seu horizonte e olhe ao redor. Passe a enxergar aqueles que estão ali, próximo. Muitas vezes prontos para lhe oferecer uma palavra um abraço ou um simples olhar (é... olhares podem “dizer” muita coisa...).  Talvez eles não possam resolver os problemas, mas podem te dar um conforto, a paz de saber que temos alguém com quem contar. É... Essas pessoas existem... Acredite.
4º: Sempre existirão dias bons e dias ruins. SEMPRE!     Portanto aceite: Se nenhum ser humano pode ser considerado perfeito, a vida também não pode ser sempre um mar de rosas... Mas em geral é essa alternância que nos dá a certeza que, após alguns períodos de dificuldades, irão surgir outros momentos de felicidade.
5º: Aprenda que lidar com dificuldades faz o ser humano amadurecer, se fortalecer. Isso acontece por que enfrentar seus momentos menos favoráveis te traz uma certa sagacidade e, lhe permite aumentar sua auto-estima. Isso acontece por que você passa a perceber que é capaz de resolver seus problemas, mesmo que isso demore um pouco ou cause alguma dor temporária.
Enfim... Esse post é dedicado a uma pessoa específica que passa por momentos difíceis, porém poderia ser dedicado a todo e qualquer ser humano, portanto, espero que minhas reflexões contribuam de forma positiva para aqueles que, em algum momento, precisam, precisaram ou precisarão de palavras de esclarecimento e incentivo.

2 comentários:

  1. OI MARIANNA AQUI É SUA ALUNA BEATRIZ DE PUB
    BOM LI SEU TEXTO E GOSTEI MUIITO,PARABÉNNS !!!!
    BEIJOOOS *-*

    ResponderExcluir